Monte Seco

Monte SecoMonte Seco

Monte Seco | Extra Seco? ? ?Apresenta uma cor muito clara.Este vinho extra seco tem um maravilhoso aroma a amêndoas.Ao ...


Uvas

Castas de uvas – São 6 as castas utilizadas na produção do Vinho Madeira (ver abaixo os estilos de vinhos) 5 das quais classificadas como “nobres”.

Sercial – O mais seco.

Verdelho – Meio seco.

Bual – Meio doce.

Malvasia – A mais clássica das castas, mais rica e doce.

Terrantez – Uma variedade rara que produz vinhos muito procurados.

Tinta Negra – não é uma casta nobre mas é a mais prolífica e versátil de todas as castas da Ilha. Tem a capacidade de produzir vinhos no estilo dos produzidos das “castas nobres”.


Canteiros

Os vinhos selecionados para estágio em «Canteiro» são envelhecidos em cascos pelo período mínimo de 2 anos. Trata-se de um envelhecimento oxidativo em casco, desenvolvendo os vinhos características únicas de aromas intensos e complexos. Os vinhos de canteiro só poderão ser comercializados decorridos pelo menos 3 anos, contados a partir de 1 de Janeiro do ano seguinte ao da vindima.


Estufagem

O Madeira é o único vinho aquecido, para simular o mesmo efeito das antigas viagens de navio à volta do mundo. Após a vindima os vinhos são alcoolizados a 17-20%, com álcool vínico, e acondicionados em “estufas” cubas aquecidas a 45 graus por um período de 3 meses. Este processo é utilizado apenas para os vinhos da casta Tinta Negra, com exceção dos vinhos de colheita. Após esse período, os vinhos lentamente baixam até à temperatura ambiente e descansam por vários anos.